Azulona – Floresta Amazônica

A azulona está difundida, principalmente em terras baixas, a 1900 m, do norte da Venezuela e co norte da Colômbia, ao sul da Amazônia e Bolívia, esta ave grande é um dos representantes mais conhecidos do gênero Tinamus.

A Tinamus Tao cinza geralmente é bastante comum, exceto em áreas sujeitas à pressão de caça significativa, e habita extensas florestas tropicais e subtropicais, bem como ocorrendo mais localmente em matas ciliares nas áreas de savana.

Como todas as nambus, a azulona é frequentemente mais ouvida do que vista. Ambos os sexos cantam, dando um pio de uma nota curto, que é repetido várias vezes, por vezes durante vários minutos de cada vez.

Suas preferências alimentares não são bem conhecidos, mas sabe-se que a sua dieta contem: sementes, frutas, insetos e caramujos.

Os ninhos da azulona são geralmente colocados dentro das raízes sapopemas de árvores de grande porte e tamanho da ninhada é geralmente três ovos, embora ninhos contendo até nove ovos já foram encontrados. Ambos são responsáveis por incubar os ovos, e o macho Tinamus cobre os ovos com folhas quando o casal parte do ninho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário