Perdiz – ave silvestre

Perdiz – Rhynchotus rufescens

As perdizes não são aves migratórias de médio porte que fazem ninhos no solo e comem sementes. Algumas espécies são conhecidos como excelentes caça e é muito uasada na culinária.

Segundo a lenda grega, a perdiz apareceu pela primeira vez quando Dédalo atirou seu sobrinho Perdix do telhado, em um acesso de raiva.

A perdiz tem um corpo arredondado e volumoso, que contrasta com uma cabeça pequena. Sua altura é de cerca de 33 a 38 cm, com uma envergadura de 50 a 60 cm e 12 centímetros de cauda, que estão entre a ave terrestre de tamanho médio, pode pesar entre 420 e 550 gramas. Aves adultas têm um pico curto e pernas robustas.

Na plumagem da perdiz se destaca o vermelho do bico e olhos, as áreas acinzentadas do peito, abdômen avermelhado, com colar preto característico no pescoço e listas de tons marrons.

Os grupos de perdiz vivem em grupos de entre 16 a 65 aves em terras cultivadas. A sua natureza sedentária faz com que elas se movem em espaços confinados sem correr o risco de se afastar muito da família.

A perdiz macho é responsável por contruir os ninhos diferentes no solo, para que a femêa escolha um deles. As fêmeas colocam entre 9 a 18 ovos de cor amarelada e manchado com tons mais escuros. A incubação é feita durante 23 dias e meio.

Os filhotes de perdiz abandonam o ninho rapidamente. Em duas semanas de vida já começam fazer vôos curtos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário