Inhambu-carapé – raro

Inhambu-carapé – Taoniscus nanus

Inhambu-carapé está restrito a sava tropical do centro e sudeste do Brasil no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Paraná.

O único membro da família Taoniscus nanus, é muito raro em razão da espécie ter preferência pelo habitat de campo sujo e este sofreu uma taxa catastrofica de desenvolvimento agrícola nos últimas decadas.

O Inhambu-carapé é pequeno e de pernas curtas, com uma plumagem marrom-amarelada pálida. A fêmea é mais escura do que o macho, com uma barriga branca.

O Inhambu-carapé é muito pequeno e muito difícil de localizar, mesmo em vegetação queimada aberta e ao longo de trilhas, que são os melhores lugares para observá-lo. Está espécie é mais ativa no início da manhã ou na parte da tarde. Embora algumas espécies são bastante comuns, eles são tímidos e reservados e têm receio dos humanos. Esta espécie prefere caminhar ou correr, mas voa para fugir de predadores e outros perigos.

Taoniscus nanus põem ovos em um ninho forrado com grama e folhas, e o macho é responsável por incubar os ovos, e deixa o ninho somente para se alimentar. Nesta esécie o macho é polígamo ea fêmea é poliandria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário