Macuco-do-pantanal – espécie ameaçada de extinção

Macuco-do-pantanal – Tinamus major

O Macuco-do-pantanal, também chamado de macuco-do-cocuruto-vermelho é uma espécie de macuco. Existem várias subespécies, principalmente diferenciadas por sua coloração.
Em geral, são uma família com 47 espécies de aves, que geralmente são encontradas em uma grande variedade de habitats.

O Macuco-do-pantanal, em particular, tem aproximadamente 44 centímetros de comprimento, 1,1 quilograma de peso e a forma de um peru pequeno. Sua coloração varia de oliva claro e escuro para a cor marrom com pescoço esbranquiçado e cauda cor de canela.

A fêmea desta espécie de aves vai acasalar com um macho e estabelecer uma média de quatro ovos que incuba então até a eclosão. Ele cuida dos filhotes por até  aproximadamente três semanas antes de procurar por uma nova fêmea.

A época de reprodução é longa e pode durar vários meses. Os ovos são grandes, brilhante e os ninhos são colocados gralmente perto das raízes das árvores.

Exceto durante o acasalamento, quando um casal de macuco-do-pantanal ficam juntos até que os ovos são postos, os Tinamus major são aves solitárias e vagueiam pelo bosque escuro sozinhos, buscando por sementes, frutas e pequenos animais como insetos, aranhas, sapos e lagartos pequenos.

Esta espécie de ave intrigante vive na floresta tropical e subtropical, em altitudes de 300-1,500 metros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário