Marreca-toicinho – pequeno e atraente

Marreca-toicinho – Anas bahamensis

Marreca-toicinho tem uma cauda pontuda, e é facilmente identificada pelas bochechas brancas. O branco estende-se sobre a parte superior da garganta e do pescoço, e contrasta com o castanho mosqueado e a base vermelho brilhante do bico. O resto do corpo é marrom-avermelhado, manchados de preto, e é mais escuro na parte de trás, com bordas vermelho-amarelados das penas. A cauda é esbranquiçada ou amarela, e não há um brilhante. Os olhos são marrom escuro, e os pés e pernas são cinza.

O macho e fêmea da espécie Anas bahamensis são semelhantes em aparência, embora a fêmea tende a ser menor e ligeiramente mais opaca, com uma cauda mais curta. Os machos vocalizam com um assobio baixo, enquanto as fêmeas dão um assobio fraco.

A Marreca-toicinho está amplamente distribuída irregularmente em toda a América do Sul e no Caribe. Esta espécie habita manguezais, estuários, pequenas salinas pequeno ou piscinas de água salobra e lagoas costeiras. Pode ser menos comum em lagos de água doce e lagoas.

Esta marreca se alimenta principalmente de material vegetal, como as gramíneas e as sementes, brotos, folhas e caules de plantas aquáticas, mas também às vezes de matéria animal, como invertebrados aquáticos. Rebanhos pequenos, por vezes, se formam, e quando o alimento é abundante grupos maiores de até 1.000 são vistas ocasionalmente.

A época de reprodução da Marreca-toicinho é muito variável, dependendo principalmente dos níveis de água. O assentamento ocorre em pares individuais ou em grupos soltos, o ninho geralmente são construídos no terreno perto da água, entre vegetação densa. Embora eles geralmente sejma monogâmicos, alguns machos podem acasalar com mais de uma fêmea. A fêmea coloca entre 5 e 12 ovos, que eclodem após cerca de 25 dias, e a fêmea fornece todos os cuidados. Os patinhos são capazes de mergulhar para escapar de predadores, e os patinhos de ninhadas diferentes podem às vezes se juntar para formar grupos maiores.









Nenhum comentário:

Postar um comentário