Biguá – predador eficaz

Biguá – Phalacrocorax brasilianus

O Biguá é encontrado numa grande variedade de habitat, embora a proximidade com águas profundas é preferível. Disponibilidade de poleiros para tomar sol e suas asas de secarem também é importante para essa ave na escolha de sua moradia. Biguás podem ser encontrados em água fresca, salobra ou salgada, baías, lagoas, riachos, lagoas de sal e praias.

Biguás são aves aquáticas, pesando entre 1,2 e 1,4 kg. Eles variam em comprimento e podem ter entre 63,5-68,5 cm, com uma envergadura de aproximadamente 102 cm.

Estas aves são monógamos durante a época de reprodução. Eles se envolvem em complexos movimentos de exibição para atrair parceiros. Os machos escolhem o local do ninho e as fêmeas avaliam a localização, aceitam ou rejeitamr o ninho oferecido. Exibições de corte são caracterizados por aves agitando as asas e chamando. A monogamia do Biguá é anual, e eles escolhem novos companheiros a cada ano.

Biguás têm épocas de reprodução relativamente longos. Os machos escolhem ninhos em árvores pequenas ou outras estruturas. Normalmente os ninhos ficam localizados entre 0,9 e 6,1 metros de altura. Enquanto os homens optaram por escolher o local do ninho e trazer material para contruí-lo, é a fêmea que realmente constrói o ninho. Os ninhos são geralmente compostos por uma espessa camada exterior de galhos e gravetos, forrado com capim macio e algas marinhas. A média do diâmetro externo dos ninhos é de 34,4 centímetros, com uma altura de 14,2 cm. As fêmeas colocam entre 3 a 4 ovos, e são colocados em intervalos de dois dias. A incubação dura entre 23 a 26 dias.

Biguás caminham de forma desajeitada na terra, mas são pousadores eficazes e ágeis nadadores. Biguás costumam voar em uma formação em V e defendem o local do ninho.

Algumas pesquisas sugerem que biguás se alimentam de forma generalizada e sua dieta inclui, peixes, sapos, comer girinos, e ninfas libélula. Outras pesquisas indicam que os peixes e camarão compreendem uma maioria esmagadora de suas dietas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário