Painho-da-ilha-madeira – mergulha em águas rasas

Painho-da-ilha-madeira- Oceanodroma castro

O Painho-da-ilha-madeira (Oceanodroma castro) é reconhecido por seu bico forte, narinas tubulares pronunciadas e testa íngreme. Eles tem uma plumagem castanho-escuro com uma grande parte branca que vai até a cauda. A cauda é vagamente bifurcada, as asas são bastante aguçadas e as pernas são curtas.

A Painho-da-ilha-madeira também pode ser identificado pelo seu voo ondulante. Devido à sua semelhança com outros petréis, há uma certa confusão sobre a taxonomia desta espécie. Exitem alguns indícios que sugerem que há várias espécies de Oceanodroma castro no Oceano Atlântico, ou seja, Painho-da-ilha-madeira pode ser ainda dividido em espécies adicionais.

O Painho-da-ilha-madeira é encontrado geralmente longe no mar, alimentando-se em águas quentes mais profundas  e raramente chegando à terra, exceto na época de reprodução. Aninha-se em tocas em ilhas remotas, muitas vezes em locais de difícil acesso, como falésias.

Esta espécie se alimenta durante o dia de uma variedade de pequenos peixes e lulas, e pode também se alimentar de restos descartados por outras aves marinhas predatórias.

Uma vez que um local adequado para fazer o ninho é encontrado, casais reprodutores escavam uma toca ou removem detritos. Casais de Painho-da-ilha-madeira costumam usar o mesmo ninho ano após ano. Um único ovo é posto, e incubado durante cerca de 42 dias. O filhote é alimentado com comida regurgitada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário