Socó-boi – tranqüilo

Socó-boi – Tigrisoma lineatum

O socó-boi pode ser observado parado ao longo de córregos lentos e pântanos remanso. O socó-boi geralmente é o menos frequente das três espécies de Tigrisoma lineatum, e é considerado raro. No entanto, no extremo sul da Guatemala para o Equador, Brasil, Uruguai norte e nordeste da Argentina. é mais fácil de ser encontrado.

Socó-boi tem um longo bico pontudo utilizado para a captura de peixes. Ele tem a cabeça na cor castanho, pescoço e peito com uma listra branca. O resto de seu corpo é cinza-amarronzado. Eles medem entre 66 a 76 cm de comprimento e pesam 800 a 900 gramas.

O comportamento reprodutivo é pouco conhecido. Eles constroem os ninhos bem no alto das árvores, embora tenham sido registrados ninhos no chão em cativeiro. A fêmea coloca 3 ovos e a incubação leva entre 31 a 34 dias. Os filhotes são alimentados por ambos os pais por 4 a 5 semanas após a eclosão.

A alimentação ocorre principalmente ao entardecer e à noite. Sua dieta é composta de peixes, invertebrados, pequenos vertebrados e insetos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário